A entrar.....

Tipo de lentes e qual devo comprar?

É uma das perguntas que não têm uma resposta fácil, mas uma coisa é certa, vai depender do objetivo a que se destina e do orçamento disponível.
O equipamento mais importante de um fotógrafo, além do corpo da câmara, é a lente. O tipo certo de lente pode determinar se o resultado é uma boa fotografia ou uma excelente fotografia. Ao longo da vida muito provavelmente vai comprar algumas máquinas fotográficas e as lentes vão ser as mesmas. Por isso na hora de comprar, se o orçamento é apertado, convém apostar mais no “vidro” do que na maquina.

 

Lentes

 

 

Qualidade da lente
Por norma, acontece em 80% dos casos, quanto mais cara é a lente mais qualidade têm a nível de construção, materiais utilizados, nitidez, aberrações cromáticas, rapidez na focagem, etc. Um sinonimo da boa qualidade da lente esta diretamente relacionado com a abertura da mesma. Por exemplo uma lente com uma abertura constante de f/2.8 será com certeza uma boa aposta. Na escolha de uma lente ter em atenção ao sistema da sua máquina, pois existem lente para sensor full-frame, e sensor com factor crop.

Lente com zoom ou fixa?
A primeira coisa a decidir é se quer uma lente fixa (prime) ou zoom. As lentes zoom, têm uma distância focal variável (ex.: 70-200mm) e as fixas não (ex. 50mm).
Antes de escolher o tipo de lente, temos de saber que tipo de fotografias vamos fazer e assim determinar o objetivo da lente. Resumidamente vou enumerar algumas vantagens das diversas lentes.

Lente Fixa
Nitidez: a imagem é mais nítida.
Preço: mais barata (quando falamos em f/1.4, ser mais barato já não é verdade).
Abertura: Os poucos elementos internos que fazem parte da construção da lente, permitem uma maior abertura. Um exemplo é a 50mm f/1.8.
Estas lentes são mais utilizadas para fotografia de estúdio e para situações de pouca luz, pois proporcionam uma maior abertura para a entrada de luz tão necessária a uma boa fotografia.

Lente Zoom
Uma lente com zoom pode fazer o mesmo que várias lentes fixas. Isto é uma grande vantagem e reduz o peso na mochila. Permite o ajuste rápido da distância focal e isso pode ser importante na hora de capturar o momento certo.

Tipos de lentes:

Ultra Grande-angular:
Estas lentes são destinadas a fotografia paisagística. Podem ser utilizadas para fotografar paisagens naturais, paisagens urbanas e mesmo para astro-fotografia paisagística. Estas lentes em maquinas com sensor crop, costuma utilizar uma distância focal entre os 10mm e os 24mm e nas maquinas com sensor full-frame andam entre os 14mm e os 35mm. Estas lentes têm tendência para distorcer as linhas principalmente nas aberturas mais amplas. Provavelmente será um erro, mas eu considero que as objectivas fisheye também estão inseridas dentro deste tipo de lente. Porém as lentes fisheye têm uma grande abertura em termos de campo de visão chegando, mesmo algumas a cobrirem os 180º de visão mas com uma distorção muito acentuada tornando as fotos pouco realistas mas por vezes com efeitos visíveis bastante agradáveis.

Grande –angular
Será provavelmente o tipo de lente mais utilizado sendo mesmo uma lente muito versátil. Estas lentes variam entre os 24mm e os 80mm. Estas lentes tanto servem para fotografia paisagística, foto-jornalismo e fotografia de rua. Este tipo de lente não costuma ter uma grande distorção de linhas.

Teleobjectiva
A teleobjectiva é uma bastante utilizada para desporto, vida selvagem e outros assuntos que necessitam de distância. Começam normalmente nos 70mm e chagam a atingir os 800mm. Em teleobjectivas com aberturas ate f/4 é possível colocar multiplicadores que aumentam a distância da objectiva colocada. Por exemplo uma objectiva de 200mm com um multiplicador de 2x vai ficar com 400mm. Nesta situação dos multiplicadores convém saber se determinada objectiva é ou não compatível com determinado multiplicador. Estas objectivas são por norma mais caras e também têm um peso bastante acrescido.

Macro
As lentes Macro são utilizadas para fotografar objectos muito pequenos. São óptimas para fotografar flores, insectos e outros objectos. A distância focal destas lentes varia entre os 40mm e os 200mm. Sendo uma lente macro dedicada a relação é de 1:1.

No site da Nikon existe um simulador de lentes muito interessante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Share it on your social network:

Or you can just copy and share this url